Eficiência e Sustentabilidade na Gestão hospitalar

Eficiência e Sustentabilidade na Gestão hospitalar

Recentemente participamos de um evento em Goiás onde o palco de discussão foi esse tema e trouxe várias reflexões e um diálogo maduro entre os convidados e participantes.


Trabalhar com perspectivas e estratégias de valor em saúde, apresentar soluções e inovações para melhor desfechos clínicos e resultados com foco na regionalização e integração dos setores é fundamental para trazer mais eficiência na gestão hospitalar. Precisamos agregar valor e eliminar desperdícios.
Por exemplo o tempo de permanência hospitalar é custoso para toda operação do sistema de saúde, além de correr altos riscos de segurança do paciente, tem o custo assistencial, uso excessivo de medicamentos, de exames, entre outros.


A sustentabilidade e modelos de financiamento, só são atingidos quando transformamos problemas em soluções, para aumentar a eficiência buscada por todos, somente é possível quando integramos os setores, áreas e pessoas, o SUS, Saúde Suplementar com as fontes pagadoras, Prestadores de Serviços, Medicina Diagnóstica, Telemedicina, Industria Farmacêutica, entre tantos outros agentes do setor que buscam a perspectiva de mais entrega de Valor em Saúde, mais eficiência e claro promovendo sempre o paciente no centro do cuidado.


Avançamos muito nos últimos anos, através das tecnologias, das redes assistenciais, gerenciais e do marco regulatório do Setor, mais precisamos quebrar paradigmas, ampliar a visão para a necessidade dos gestores públicos e privados se adequarem à legislação, a segurança da informação, adoção e boas práticas das tecnologias nas organizações de saúde, das Certificações e Qualidade com mais entrega de valor, no rastreamento e monitoramento dos dados da gestão de saúde populacional com mais efetividade. O Plano Brasil Saúde surgiu para fazer a diferença na gestão de saúde e a proporcionar uma vida longeva e saudável para nossos beneficiários.


Queremos usar nossa expertise em gestão de saúde pública, também no setor privado, afinal, foram mais de 10 anos atuando na gestão de saúde e o aprendizado foi enorme, nosso objetivo é ampliar a visão para o aprendizado das empresas em coletar dados de saúde dos seus colaboradores, e como é possível minimizar os afastamentos, riscos de contágios e controle de doenças crônicas. Com a gestão desses dados, é possível fortalecer os processos e a criação de programas pontuais, para atender as demandas e gerenciamento de crises com mais êxito. A otimização do investimento em saúde necessita de uma visão abrangente e holística, que considere todas as variáveis da cadeia de valor em saúde – este é o nosso DNA. O Plano incorporou a APS Atenção Primária em Saúde que é muito utilizado no setor público com êxito, um modelo de atendimento centrado nas pessoas e na efetiva Gestão de Saúde Populacional.
Entregamos qualidade de cuidado com práticas de atenção voltadas para a excelência. Somos um time de especialistas preparados para acompanhar toda a linha de cuidado coordenado com nossa rede credenciada de atendimento, parceiros que acompanham as tendências, inovações e soluções práticas para fazer a gestão da saúde. Precisa ser bom para o beneficiário e para quem faz a gestão de Saúde.

A cultura é buscar usar o médico e o sistema quando se tem um problema ou com um agravo da doença, o que propomos é antecipar os cuidados com a SAÚDE, identificando com diagnóstico seguro o estado de saúde do benificiário prevenindo doenças e agravos de doenças crônicas, desperdícios de tratamentos, medicamentos e exames e promovendo o conceito de bem estar e saúde para todos, com isso reduzimos o volume de gastos que hoje a cadeia sofre com gestão hospitalar.


Importante lembrar que eficiência precisa ser medida e acompanhada o tempo todo. O Plano Brasil Saúde é nota máxima no Monitoramento de Garantia de Atendimento, feito pela Agência Nacional de Saúde (ANS) isso é um reforço para mantermos o nosso compromisso, com nossos beneficiários e com o nosso compromisso com o setor.


Queremos crescer mais consciente de que é necessário olhar para todo o processo de gestão, melhorar o acesso, maximizar os recursos.

Paulo Bittencourt

CEO da Plano Brasil Saúde